Academias Gulbenkian do Conhecimento

Iniciado em novembro de 2018 e concluído em setembro de 2020, o Projeto Academias Gulbenkian do Conhecimento integrou 80 jovens entre os 15 e os 21 anos. 

 

Este projeto cumpriu os seguintes objetivos: preparar os jovens para as mudanças, ampliar as suas oportunidades de realização e apresentar ferramentas que permitam resolver problemas complexos.

Parcerias: Junta de Freguesia do Bonfim; Escola Secundária Alexandre Herculano; Colégio D. Dinis; Crescer Ser – Casa do Vale; Colégio Barão Nova Sintra; Centro António Cândido; Internato São João; Lar do Livramento; Centro Juvenil de Campanhã; Lar Nossa Senhora do Bom Conselho.

Percursos

Iniciado em setembro de 2017 e concluído em setembro de 2020, o Projeto Percursos acompanhou 25 jovens que se encontravam ou tinham vivido em situação de acolhimento residencial.

 

Desenvolvendo uma ação individualizada e personalizada para promover a integração social dos jovens, o Percursos cumpriu os seguintes objetivos: apoiar as instituições de acolhimento na construção e na implementação do plano de vida de cada jovem e no desenvolvimento das competências sociais e emocionais; apoiar a integração dos jovens no mercado de trabalho, através do desenvolvimento das suas competências técnicas e académicas e do estreitamento da relação com entidades empregadoras; criar uma rede de suporte para acompanhamento dos jovens, constituída por voluntários do GASPORTO, membros da comunidade e entidades parceiras.

Parcerias: Junta de Freguesia do Bonfim; Escola Secundária Alexandre Herculano; Colégio D. Dinis; Crescer Ser – Casa do Vale; Colégio Barão Nova Sintra; Centro António Cândido; Internato São João; Lar do Livramento; Centro Juvenil de Campanhã; Lar Nossa Senhora do Bom Conselho.

RHIS

Iniciado em 2011 e concluído em 2019, o Projeto RHIS – Reabilitação Habitacional e Intervenção Social – envolveu 55 idosos da cidade do Porto em situação de isolamento e exclusão social. 

 

O RHIS visou promover a qualidade de vida dos idosos, integrando dois tipos de intervenção: social (acompanhamento de proximidade) e física (intervenção habitacional). 

 

Fruto deste projeto, foi criado o “Manual para Adaptar a Casa ao Idoso”, documento que contempla boas práticas e sinaliza problemas típicos detetados em habitações de idosos, que podem ser colmatados com soluções de baixo custo. Este manual continua a ser um guia utilizado no Projeto Abraço Amigo, atualizado de acordo com as necessidades que vão sendo identificadas neste projeto. Foi, igualmente, realizada uma avaliação de impacto do RHIS através da aplicação do questionário de autorrelato WHOQOL-Bref e de entrevista semiestruturada.

Parcerias: Fundação EDP; Rock’n Law; Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto).

Muchabje Millenium

Iniciado em 2009 e concluído em 2016, o Projeto Muchabje Millennium pretendeu o desenvolvimento integral e holístico do bairro de Muchabje. 


Muchabje é uma zona pertencente ao distrito de Bilene-Macia, na província de Gaza, em Moçambique, com cerca de 5 mil habitantes. Era uma das zonas mais desfavorecidas e pobres da Macia por vários fatores: fraco abastecimento de água, inexistência de eletricidade em mais de metade da zona, longa distância ao centro da vila e fracas infraestruturas de ensino.  Em contrapartida, era um bairro bem organizado, com uma liderança forte e um grande sentido de comunidade, localizada numa zona privilegiada no que respeita à fertilidade dos solos, pela proximidade a um rio. 


O Muchabje Millennium, à semelhança das Millennium Villages, teve como objetivo alavancar a capacidade da comunidade do bairro de Muchabje de forma simultânea em diferentes áreas, através da facilitação do acesso a ferramentas para o seu desenvolvimento, potenciando os seus pontos fortes e diminuindo as suas fragilidades. 


Fruto deste projeto, tivemos oportunidade de assegurar a reabilitação de um furo de água e a colocação de uma bomba de água com 10 pontos de abastecimento dispostos pelo bairro. Além disso, criamos condições para a construção de uma escola com quatro salas de aula em alvenaria em substituição da anterior de caniço, permitindo aumentar o número de estudantes, alargar o ciclo de estudos da 5ª para a 7ª classes e ainda iniciar a alfabetização de adultos.

Parcerias: Grupo PROEF; Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia da Vila da Macia; comunidade local.