Fundado em 2002, o GASPORTO é uma ONGD − Organização Não Governamental para o Desenvolvimento − guiada pelo lema “Estamos Juntos”. 

Com os objetivos de promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano, o GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação. Constituindo-se como uma Escola de Vida focada na ajuda e no desenvolvimento humano, o GASPORTO aposta, de forma estratégica, na formação para fomentar o desenvolvimento de cada voluntário e do grupo. De igual modo, é imperativo na ação do GASPORTO criar relações de proximidade, com respeito e igualdade, para ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.

Em Portugal, o GASPORTO desenvolve 4 projetos na cidade do Porto. Além do grupo de voluntariado, há uma equipa profissional que se dedica a tempo inteiro ao GASPORTO. São ainda realizadas, nos meses de verão, missões em diferentes regiões e colónias de férias.

Em Moçambique, na vila da Macia (sede do distrito de Macia-Bilene, província de Gaza), o GASPORTO desenvolve 3 programas de cooperação para o desenvolvimento, contando para o efeito com uma equipa de profissionais moçambicanos e portugueses. Todos os anos, grupos de voluntários do GASPORTO realizam missões humanitárias de curta e de longa duração.

Para concretizar a sua missão, o GASPORTO conta com a dedicação dos voluntários e com o envolvimento de empresas, de organizações e de pessoas particulares.

Visão

Acreditamos num mundo com menos necessidades, menos pobre, mais solidário, igual e justo. Um mundo onde, através de exemplos de entrega e serviço, as pessoas possam ajudar de forma voluntária, contínua e integrada na sociedade.

Missão

Ser uma Escola de Vida dedicada à ajuda e ao desenvolvimento humano, que contribua para um mundo melhor e com menos necessidades.

Valores

Multidisciplinariedade – Focamo-nos na promoção do desenvolvimento e do crescimento sustentável, a partir de competências técnicas oriundas de todas as áreas do conhecimento.

Profissionalismo – Chegamos às pessoas, respeitando procedimentos estruturados, rigorosos e íntegros.

Espírito de equipa – Fomentamos a coesão e a formação contínua dos nossos voluntários.