Mude a vida de um bebé

O Pfuka U Famba é um “lugar de milagres”, onde muitos bebés levantam, andam e “voam”. Com capacidade para acolher até 30 bebés, os apelos para excedermos a capacidade são constantes, não conseguindo dar resposta a tanta necessidade. Dado tratar-se de uma intervenção em regime de ambulatório, compete ao Centro assegurar todas as refeições de leite realizadas no domicílio. Além do suprimento destas carências, o
Pfuka U Famba foca-se na formação e na capacitação apropriadas dos cuidadores
para que continuem a aplicar o que aprenderam, tanto com as crianças como com outros familiares.

Em 2019 o Pfuka U Famba foi objeto de uma avaliação de impacto externa, demonstrando que:
• Aumentaram em 161% as competências técnicas dos cuidadores;
• Aumentaram em 83% as práticas contracetivas;
• Aumentaram em 259% a capacidade de interação dos bebés;
• Melhoraram em 163% o estado de saúde dos bebés.
Para garantir a sua sustentabilidade, o programa conta com o apoio de particulares que aderem, todos os anos, à campanha Padrinhos de Leite, que tem vindo a garantir a satisfação total das necessidades dos bebés. Um Padrinho de Leite é alguém que se compromete a dar um donativo regular (a partir de 40€/ano) e que torna, assim, o trabalho do GASPORTO possível. Voltamos a lançar esta campanha sob o mote ”Torne-se Padrinho de Leite. Alimente este sonho”!

Pfuka U Famba significa “levanta-te e anda” em changana, língua local. Neste centro é fornecida, diariamente, a alimentação aos bebés (leite em pó, papas enriquecidas e sopas), garantindo o acesso à higiene e a atividades de estimulação cognitiva e emocional, que são realizadas até à recuperação do estado nutricional da criança.

O Pfuka U Famba é um “lugar de milagres”, onde muitos bebés levantam, andam e “voam”. Dado tratar-se de uma intervenção em regime ambulatório, compete ao Centro assegurar todas as refeições de leite realizadas no domicílio. Além do suprimento destas carências, o Pfuka U Famba foca-se na formação e na capacitação dos cuidadores para que continuem a aplicar o que aprenderam, tanto com as crianças como com outros familiares.