Durante os meses de junho e julho, O GASPORTO procura novos Padrinhos de Leite, que assegurem a continuidade do trabalho do Centro de Reabilitação Nutricional Pfuka U Famba, para bebés dos 0 aos 3 anos em estado de subnutrição, na vila da Macia, em Moçambique.
Porto, 23 de maio de 2024
Pfuka U Famba significa “levanta-te e anda” em changana, língua local. Neste centro é fornecida, diariamente, a alimentação aos bebés (leite em pó, papas enriquecidas e sopas), garantindo o acesso à higiene e a atividades de estimulação cognitiva e emocional, que são realizadas até à recuperação do estado nutricional da criança.
O Pfuka U Famba é um “lugar de milagres”, onde muitos bebés levantam, andam e “voam”. Em 2023 foram recuperados nutricionalmente 78 bebés, em 2024 o objetivo é recuperar 100 bebés. Dado tratar-se de uma intervenção em regime ambulatório, compete ao Centro assegurar todas as refeições de leite realizadas no domicílio. Além do suprimentos destas carências, o Pfuka U Famba foca-se na formação e na capacitação dos cuidadores para que continuem a aplicar o que aprenderam, tanto com as crianças como com outros familiares.
O Pfuka U Famba foi objeto de uma avaliação de impacto externa, demonstrando que:
Para garantir a sua sustentabilidade, o programa conta com o apoio de particulares que aderem, todos os anos, à campanha Padrinhos de Leite, que tem vindo a garantir a satisfação total das necessidades dos bebés.
1. Aumentaram em 161% as competências técnicas dos cuidadores;
2. Aumentaram em 83% as práticas contraceptivas;
3. Aumentaram em 259% a capacidade de interação dos bebés;
4. Melhoraram em 163% o estado de saúde dos bebés.
Um Padrinho de Leite é alguém que se compromete a dar um donativo regular (a partir de 40€/ano) e que torna, assim, o trabalho do GASPORTO possível. Em 2024 voltamos a lançar a campanha sob o mote “Torne-se Padrinho de Leite. Alimente este sonho”!
Fundado em 2002, o GASPORTO é uma ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento- guiada pelo lema “Estamos Juntos”.
Com os objetivos de promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano, o GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação. Constituindo-se como um Escola de Vida focada na ajuda e no desenvolvimento humano, o GASPORTO aposta, de forma estratégica, na formação para fomentar o desenvolvimento de cada voluntário e do grupo. De igual modo, é imperativo na ação do GASPORTO criar relações de proximidade, com respeito e igualdade, para ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.
Em Portugal, o GASPORTO desenvolve 4 projetos na cidade do Porto. Além do grupo de voluntariado, há uma equipa profissional que se dedica a tempo inteiro ao GASPORTO. São ainda realizadas, nos meses de verão, missões em diferentes regiões e colónias de férias.
Em Moçambique, na vila da Macia (sede do distrito de Macia-Bilene, província de Gaza), o GASPORTO desenvolve 3 programas de cooperação para o desenvolvimento, contando para o efeito com uma equipa de profissionais moçambicanos e portugueses. Todos os anos, grupos de voluntários do GASPORTO realizam missões humanitárias de curta e de longa duração.
Para concretizar a sua missão, o GASPORTO conta com a dedicação dos voluntários e com o envolvimento de empresas, de organizações e de pessoas particulares.
Para mais informações, por favor, contacte:
Joana Jordão
Angariação de Fundos
joanajordao@gasporto.org
+351 938 973 026