ESCOLA DA VIDA

 

O GASPORTO é uma Escola de Vida, na qual cada voluntário cresce individualmente, em grupo e na relação com os outros. A aposta na formação é estratégica para o grupo, pelo que, anualmente, é organizado um conjunto de atividades.

Reuniões
quinzenais

Estes encontros têm como principais objetivos apresentar temas importantes para o desenvolvimento do voluntariado e para o crescimento pessoal e coletivo dos voluntários; realizar dinâmicas para fomentar a união de grupo; organizar atividades de angariação de fundos; e transmitir informação técnica através da participação de professores e de outros especialistas convidados pelo GASPORTO.

Fins de semana
de trabalho

Durante o ano, realizam-se cinco fins de semana de trabalho em diferentes instituições, nas quais os voluntários integram e participam nas atividades e promovem dinâmicas para debelar carências identificadas.

Fins de semana
de reflexão e de balanço

O fim de semana de reflexão e o fim de semana de balanço são iniciativas internas de formação e constituem momentos de paragem, de reflexão e de consolidação das motivações e dos objetivos individuais e de grupo.

Caminhada a Santiago de Compostela

A caminhada a Santiago de Compostela é o momento em que os voluntários partilham desafios, dificuldades, conquistas e alegrias, resultando na intensificação da união do grupo e no reforço do espírito de serviço.

Ser GASPORTO começa com o desafio de ser mais e melhor na vivência com o outro, o desafio de ser amor em tudo quanto somos e fazemos. É algo que cresce nos voluntários com tanta intensidade e em que tanto acreditam que se torna contagiante.

No seu voluntariado, assente no estar e na criação de relações de proximidade, os voluntários procuram, de forma humilde, reconhecer que o outro, seja ele um companheiro de luta, o idoso que visitamos todas as semanas, o menino a quem ensinamos português do outro lado do mundo ou alguém com quem nos cruzamos na rua, é tanto quanto cada um de nós.

 

Então, nesse contacto privilegiado de proximidade, na casa das pessoas, nas conversas de mãos dadas, procuramos contribuir para a reestruturação de trajetórias de vida marcadas por dinâmicas produtoras e reprodutoras de pobreza, desigualdade e exclusão social, cujas consequências as expõem à vulnerabilidade e operam graves consequências sociais nas suas vidas, provocando percursos de sofrimento e precariedade.

 

Através do voluntariado, procuramos que as pessoas se sintam dignas e humanas. Dizemos-lhes: “Eu estou aqui para o que precisar”. E, por isso, sonhamos e acreditamos que temos que ter coragem para estar onde é mais preciso a dar um pouco de cada um de nós ao mundo.

Projetos de voluntariado na cidade do Porto

Adultos em situação de

vulnerabilidade social

Crianças e jovens

Idosos

Missões

Nacionais

Consciente das necessidades existentes em várias regiões de Portugal, o GASPORTO organiza missões nacionais, que se realizam todos os anos nos meses de julho e agosto e que se dirigem a diferentes populações – crianças e jovens, idosos e pessoas com diversidade funcional. [SABER +]

Internacionais

Na vila da Macia, em Moçambique, o GASPORTO realiza missões de curta duração e longa duração, actuando em áreas como a saúde, a educação e a reabilitação de casas e infraestruturas, com bebés, crianças e jovens. [SABER +]